sábado, 15 de outubro de 2011

Renata Vilhena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renata Vilhena.jpg
Renata Maria Paes de Vilhena (Belo Horizonte, 9 de janeiro de 1962) é Secretária de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, onde também ocupa a presidência da Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças.
Tendo participado do Secretariado nos dois mandatos do Governador Aécio Neves, colaborou com a concepção e a implementação do “Choque de Gestão”, compreendido por medidas de reorganização e modernização do Estado, visando a redução de despesas, o aumento dos recursos para investimentos e a melhoria dos processos de gestão. Além disso, Renata atuou na instituição de medidas voltadas ao aumento de produtividade do setor público, especialmente através da definição de critérios meritocráticos para avaliação e recompensa aos servidores.
No período entre 1999 e 2003, foi Secretária-Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo Gerente do Programa “Redução de Custos nas Aquisições de Bens, Obras e Serviços” do Avança Brasil.
Nessa função, foi responsável pela criação e implantação da modalidade de licitação denominada Pregão, e de sua utilização via internet. Coordenou ainda o desenvolvimento do Portal Comprasnet, onde 100% das compras do Governo Federal estão disponíveis para gerenciamento e consulta.
Anteriormente, exerceu funções na Secretaria de Estado de Patrimônio e Administração, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo de Minas.
É graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo feito especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Em junho de 2011, o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aprovou a concessão do título de “Doutora Honoris Causa" à Renata Vilhena.[1]

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Filha de Tarcisio Brandão de Vilhena e Circéa Paes de Vilhena, sua família paterna é nativa de Campanha, no sul do estado de Minas Gerais.
Renata é servidora pública de carreira, tendo iniciado sua atuação no Governo de Minas em 1985, como técnica da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social. Posteriormente, transferiu-se para a Secretaria de Estado da Casa Civil e, em seguida, para a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, na qual atuou como Chefe de Gabinete (1996 a 1998) e Secretária-Adjunta (1998 a 1999).
No segundo mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi convidada a integrar a equipe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como Secretária-Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação.
Retornando ao Governo de Minas em 2003, atuou como Secretária-Adjunta de Planejamento e Gestão até dezembro de 2006, quando passou a ocupar a titularidade da Pasta, após a candidatura do então Secretário Antonio Anastasia a Vice-Governador do Estado.

[editar] Diploma de Honra ao Mérito

Por iniciativa da Vereadora Silvia Helena, a Câmara Municipal de Belo Horizonte conferiu, em solenidade realizada no dia 31 de maio de 2011, o Diploma de Honra ao Mérito à Renata Vilhena..[2]

Referências

  1. Aprovado título de Doutora Honoris Causa para secretária Renata Vilhena. portal.unimontes.br. Página visitada em 02 de junho de 2011.
  2. Uma das responsáveis pelo “choque de gestão” do governo de Minas recebe homenagem na Câmara Municipal. leoburgues.wordpress.com. Página visitada em 02 de junho de 2011.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações

Nenhum comentário:

Postar um comentário